ALIMENTAÇÃO

Alimentação.png

Os alimentos fornecem mais do que energia para o funcionamento do nosso corpo. Eles transmitem informações químicas que modificam a expressão dos nossos genes. O que comemos e como comemos é parte da nossa cultura, está ligada com nossas conexões sociais e tem impacto sobre o meio ambiente.

 

A alimentação é um dos principais fatores do estilo de vida que influenciam nosso bem-estar. Ela determina a qualidade e o tempo de nossas vidas.

 

A Medicina do Estilo de Vida dá grande importância ao cuidado com o padrão alimentar para prevenir e tratar as doenças crônicas. As evidências científicas mostram que o melhor para nossa saúde é adotar uma dieta constituída predominantemente por vegetais integrais, frutas, leguminosas, verduras, sementes e castanhas, reduzindo o consumo de fontes animais e evitando os alimentos ultraprocessados.

 
 

MOVIMENTO

Atividade-fisica.png

A vida é movimento.

 

O movimento garante um corpo saudável e reduz o risco de doenças crônicas. A modernidade veio acompanhada de diversos mecanismos poupadores de movimento resultando em crescente sedentarismo e aumento da obesidade.

 

A prática da atividade física leva ao aprimoramento das capacidade físicas de resistência, força, agilidade, velocidade, flexibilidade, equilíbrio e destreza. Elas garantem condições de exercer todas as nossas tarefas diárias com independência por toda a vida.

 

A prática regular de exercício físico ou de um esporte ajuda na manutenção da saúde mental, estimula o contato social e com a natureza.

Posts em breve
Fique ligado...
 

SONO

Sono.png

O descanso e o sono adequados são necessidades fisiológicas básicas. Durante o repouso nosso corpo trabalha intensamente na sua recuperação, garantindo que todas as funções fisiológicas sejam mantidas em equilíbrio.

 

Dormir com qualidade é essencial para manter a saúde. Uma das mudanças mais marcantes dos tempos modernos é a redução crescente das horas de sono.

 

A insônia e os transtornos do sono são muito frequentes na população. Evidências científicas mostram que dormir pouco aumenta o risco de morte e doenças crônicas. Por isso a Medicina do Estilo de Vida dá grande atenção para o cuidado com o sono.

 

CONTROLE DO

ESTRESSE E EMOÇÕES

Controle-do-estresse.png

O Estresse é uma resposta normal da nossa fisiologia. Ele é uma defesa contra situações que podem ameaçar a vida.

 

Apesar de ser natural, essa resposta pode se tornar danosa para a saúde quando desencadeada em momentos inadequados. Infelizmente a vida moderna também desajustou esse mecanismo. Hoje o estresse é uma epidemia que ameaça a vida de muitas pessoas.

 

É por esse motivo que Medicina do estilo de Vida estabelece como um de seus pilares o controle adequado do estresse e o cultivo de uma vida emocional saudável em conjunto com todas as demais intervenções no estilo de vida. Não abordar esse aspecto da saúde compromete todos os demais. O estresse altera o comportamento alimentar, o sono, a qualidade das conexões sociais e a manutenção da prática de atividade física regular.