A gente é o terroir que a gente vive

Queira ou não queira, sem perceber, acabamos por refletir nosso ambiente em quem somos.


Assim como o ser humano modifica seu ambiente, o ambiente modifica seu ser humano. Antes que alguém me acuse de pregar uma atitude de entreguismo, vitimismo e outros “ismos”, quero deixar claro que aprendi, e acredito, que o processo de saúde-doença é um continuum relacionado ao balanço entre fatores do indivíduo e fatores do ambiente, dependendo de ambos.


A VIDEIRA E SEU TERROIR


Você pode ser como uma videira saudável, que tem tudo para produzir uvas doces e vistosas, mas se o solo onde mora estiver doente, se as variações climáticas forem muito adversas, ou se por acaso as pessoas que habitam ou trabalham com você não lhe dedicarem um mínimo de sensibilidade e respeito, seus frutos nunca alcançarão a plenitude de seu potencial. O estado de saúde de um indivíduo geralmente deriva de uma estrada de mão dupla, de um lado a pessoa, do outro, sua rotina, aqueles com quem convive, os lugares que frequenta, a cultura e a ecologia do local onde mora.


VOCÊ SE PREOCUPA DEMAIS OU TEM PREOCUPAÇÕES DEMAIS?


Você tem estado desanimado, cansado, irritado, não é mais o mesmo? Talvez a fonte do sofrimento tenha menos a ver com quem você é do que com os acontecimentos ao seu redor.

Uma questão importante é saber até que ponto os problemas são originários de nossas neuroses ou de fatores neurotizantes externos a nós. Para isso pode ser necessário consultar um profissional.


COMECE A FAZER ESCOLHAS DE AUTOCOMPAIXÃO


Detectou algo que está lhe intoxicando? Alguma coisa tem lhe estressado em demasia? Alguém tem atrapalhado seu autocuidado? Planeje ações futuras que reforcem sua autonomia e liberdade, comece a fazer escolhas de autocompaixão. Procure companhias que saibam desfrutar da vida sem estragar a vida... física, emocional, financeira. Uma definição prática de autocompaixao é “tratar a si mesmo como se fosse um bom amigo”.


Diferente das plantas, você pode sim mudar de local, de clima, de companhias, se não hoje, amanhã ou depois. Pode ser Cristo, Gandhi, ou Madre Teresa de Calcutá mas, se o ambiente não ajudar, difícil viver, sempre será.


*o termo francês “terroir” significa a influência percebida ao se degustar um produto, como café ou vinho, relacionada ao ambiente de onde os componentes derivam e ao processo de sua produção.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo