• Mariana Salomão Daud

"Breath" de James Nestor The New Science of a Lost Art -Resenha -

No Clube do livro deste mês vamos conversar sobre algo incrivelmente simples: respirar.


Simples e muitas vezes esquecido….


A investigação de James Nestor sobre o ato mais crítico e imperceptível da vida tenta deixar uma marca nos leitores da maneira que muitos livros de autoajuda fazem - fornecendo ideias, declarações e afirmações (apoiadas por mais de uma década de pesquisas pessoais e profissionais) - então nós ficamos percebendo nossas ações diárias de forma diferente após terminar a leitura dele.


Ao contrário da maioria das leituras de desenvolvimento pessoal ou baseadas na saúde, no entanto, Nestor foge do clichê de culpar os leitores por suas falhas. Em vez disso, ele os ajuda a reconhecer os problemas, fornece um pano de fundo para coisas além de seu controle (como o aumento dos alimentos processados) e oferece “remédios” para ajudar cada amante dos livros a respirar melhor, sem julgamento.


O livro que se tornou um manifesto pró-respiração lenta de 304 páginas é tão compacto e poderoso quanto o corpo humano.


Começando com uma anedota pessoal, James Nestor rapidamente diverge em uma história de respiração em todo o mundo, as causas da respiração ruim e como corrigi-los com o gosto de quem passou os últimos 10 anos respirando conscientemente.


Ao oferecer soluções reais, o livro “ Breath” tem sucesso onde muitas (ou mais honestamente, a maioria) das “dietas” de saúde falham - com conselhos acionáveis ​​para transformar rapidamente a percepção do leitor sobre a saúde física, mental e espiritual.


O livro consegue aproveitar o desejo humano de mistério e conhecimento enquanto satisfaz nosso desejo de recuperar o controle de nossa saúde e de nossas vidas, especialmente nesse momento de Pandemia.


Os leitores aprendem sobre indivíduos que curaram enfisema, monges que têm o poder de derreter um anel de neve ao redor de seus corpos imóveis, mergulhadores que mergulham em profundidades inimagináveis ​​com nenhum equipamento de segurança e pessoas comuns que melhoraram drasticamente sua saúde - todos com o poder de respirar.


Quem saberia que um processo involuntário poderia ser tão fascinante?

Sim, respirar em padrões diferentes pode realmente influenciar nosso peso corporal e nossa saúde geral.


Sim, a forma como respiramos realmente afeta o tamanho e a função de nossos pulmões.


Sim, a respiração nos permite invadir nosso próprio sistema nervoso, controlar nosso sistema imunológico e restaurar nossa saúde.


Sim, mudar a forma como respiramos nos ajudará a viver mais.


Não importa o que comemos, quanto exercitamos, quão resilientes nossos genes são, quão magros ou sábios sejamos - nada disso importará a menos que estejamos respirando corretamente. Isso é o que esses pesquisadores descobriram.


O pilar que falta na saúde é a respiração. Tudo começa aí.


Venha conhecer um pouco mais sobre esse livro maravilhoso no Clube do Livro da MEVBrasil.





https://materiais.mevbrasil.com/clube-do-livro-mev-anual-2021


0 comentário