>

Sobre a MEV

O que é a MEV?

Faz parte dos objetivos da Medicina do Estilo de Vida prevenir, tratar e reverter doenças crônicas, o que traz uma visão de saúde mais ampla e humanizada, com olhar voltado ao bem-estar em todos os campos: físico, emocional, social, intelectual, ambiental, espiritual, ocupacional e financeiro.

 

Reformar as bases dos sistemas de saúde também faz parte do compromisso da MEV, que se coloca como um movimento de alcance mundial. A proposta é que o foco da prática clínica seja a modificação do comportamento e as boas escolhas de vida, assim como no princípio da Medicina.

Conheça o movimento através dos sites abaixo e faça parte  dessa revolução! 

p-logo-iblm-footer.png
06.png
07.png
OHS_TrueHealth_Logo_Horizontal_RGB.png
01.png
02.png
logo_lalma_90.png
04.png

ALIMENTAÇÃO

Mais do que energia para o funcionamento do nosso corpo, os alimentos transmitem informações químicas que modificam a expressão dos nossos genes. Além de dizer sobre nossa cultura, a alimentação é um dos principais fatores do estilo de vida que influenciam nosso bem-estar, qualidade e tempo de vida.

 

A Medicina do Estilo de Vida dá grande importância ao cuidado com o padrão alimentar, para prevenir e tratar as doenças crônicas. Evidências científicas mostram que boas opções para nossa saúde incluem uma dieta constituída predominantemente por vegetais integrais, frutas, leguminosas, verduras, sementes e castanhas, reduzindo o consumo de fontes animais e evitando os alimentos ultraprocessados.

MOVIMENTO

A vida é movimento. O que pode garantir, por exemplo, um corpo saudável e reduzir o risco de doenças crônicas. Mas, na contramão disso, a modernidade veio acompanhada de diversos mecanismos poupadores de movimento, resultando em crescente sedentarismo e aumento da obesidade.

 

A prática da atividade física leva ao aprimoramento das capacidades físicas de resistência, força, agilidade, velocidade, flexibilidade, equilíbrio e destreza, condições importantes para exercer desde simples tarefas diárias a grandes movimentos. A prática regular de exercício físico ajuda na manutenção da saúde mental, estimula o contato social e com a natureza.

SONO

O descanso e o sono adequados são necessidades fisiológicas básicas. Durante o repouso nosso corpo trabalha intensamente na sua recuperação, garantindo que todas as funções fisiológicas sejam mantidas em equilíbrio.

 

Assim, dormir com qualidade é essencial para manter a saúde. Mas uma das mudanças mais marcantes dos tempos modernos é a redução crescente das horas de sono, seja por insônia ou transtornos do sono. Evidências científicas mostram que dormir pouco aumenta o risco de morte e doenças crônicas. Por isso, a Medicina do Estilo de Vida também dá grande atenção a esse cuidado.

CONTROLE DO

ESTRESSE E EMOÇÕES

O estresse é uma resposta fisiológica normal, uma defesa contra situações que podem ameaçar a vida. Apesar disso, essa resposta pode se tornar danosa para a saúde, um mecanismo desajustado também a partir do contexto social.

 

Por isso, a Medicina do Estilo de Vida vê importância ao controle adequado do estresse e o cultivo de uma vida emocional saudável. Não abordar esse aspecto da saúde compromete todos os demais, tendo em vista que o estresse altera o comportamento alimentar, o sono, a qualidade das conexões sociais e a manutenção da prática de atividade física regular, por exemplo.

CONEXÕES

Nós, seres humanos, necessitamos de conexões com outros seres humanos, com animais e com o ambiente natural. O isolamento e a falta de suporte social trazem grande prejuízo à saúde mental e física. A solidão é um grande problema em nosso tempo e está associada ao adoecimento e aumento de mortalidade. Outro aspecto importante é que os comportamentos ligados à saúde podem ser “contagiosos”. As pessoas com quem convivemos influenciam nosso estilo de vida.

 

Reconhecendo isso, a Medicina do Estilo de Vida se preocupa com a promoção dos relacionamentos e da interação com a natureza como um recurso essencial para a melhora da saúde. Podemos construir comunidades saudáveis que sejam suporte para que os indivíduos cresçam em todo o seu potencial de bem-estar. E todos ganham com isso!

TRANSCENDÊNCIA

Alimento, água, segurança, moradia… Estas são necessidades humanas básicas. Mas precisamos de mais do que isso!

 

O ser humano precisa de amor, independência, liberdade, reconhecimento e a realização da sua plena potencialidade. Somos seres transcendentes também. Buscamos mais do que o material e concreto. Imaginamos, sonhamos, projetamos. Isso é tipicamente humano e indispensável para alcançar o bem-estar completo.

 

Um propósito de vida e o cultivo de uma espiritualidade podem estar relacionados a uma saúde melhor. Pessoas que cultivam esses aspectos podem adoecer menos ou se recuperarem com mais facilidade, por exemplo. Existem evidências científicas em grande quantidade que apoiam essas práticas, e a Medicina do Estilo de Vida estimula o desenvolvimento dos aspectos culturais e transcendentes do ser humano.

TOXINAS

Somos expostos constantemente a substâncias químicas com grande potencial tóxico. Essa exposição pode ser involuntária, já que agentes tóxicos estão no ambiente, na água e nos alimentos como agrotóxicos, metais pesados e outras substâncias químicas. Mas também existem aquelas às quais nos expomos voluntariamente, incorporando-as ao nosso estilo de vida. É o caso do uso de álcool, cigarro e outras drogas.

 

O prejuízo para a saúde é grande quando somos expostos a essas toxinas. A mortalidade e morbidade produzida por toxinas pode ser diminuída significativamente por nossa escolha de evitar esse consumo.

Assine a nossa newsletter

Pilares

Ajudas

Contato

Rua Anchieta, 371 - Lídice
Uberlândia/MG
[34] 3217.0001
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Beatport

©  MEV Brasil 2020. Todos os direitos reservados

agenciar8.png